Gelado de Toffee com Biscoito e Doce de Leite

Party
Tempo de preparação:
Doses:
By: Cozinha (daduxa)

Ingredientes:

150 de açucar
5 gemas de ovos
3 colheres de sopa de água
400 ml de leite
1 pacote de natas
pitada de sal
5 palitos la reine
2 colheres de sopa de essência de baunilha
4 a 5 colheres de sopa de Doce de Leite da Casa da Prisca
crocantes de avelãs para decorar ( opcional)

Modo de Preparação:

Coloque ao lume um tacho com o açucar e a água, deixe que o açucar se dissolva.
Esperar que ferva e comece a ganhar uma cor amarela torrada, leva cerca de 8 a 10 minutos ( não deixem queimar, pois vai ficar amargo).
De seguida, retire o tacho do lume, e com bastante cuidado para não se queimar, junte as natas aos poucos ( este passo requer alguma atenção, pois as natas quando se juntam no caramelo quente, tendem a projectar salpicos) .
Volte a levar ao lume e mexa até que fique bem misturado e de aspecto liso. Retire do lume. Reserve.
À parte bata as gemas com a pitada de sal até que fiquem ligeiramente engrossadas. Deite sobre este preparado cerca de 1/3 do preparado do toffee mexendo sempre para não talhar os ovos, adicione de seguida o resto continuando a mexer. Leve ao lume baixo até que engrosse, sem deixar queimar.
Retire do lume e deite para um recipiente, adicione a baunilha e os palitos la reine esfarelados grosseiramente. Deixe arrefecer um pouco e coloque a mistura no frigorifico durante 2 horas.
Findo este tempo, verta o preparado para a sorveteira e com ela a trabalhar adicione o Doce de leite Casa da Prisca, deixe a trabalhar durante 20 minutos.
Caso não tenha sorveteira, bata o preparado com uma batedeira durante 10 minutos em velocidade baixa, junte entretanto o Doce de Leite e espere que ele se envolva no resto da mistura.
Verta o preparado para dentro de um recipiente hermético, e leve ao congelador 6 a 8 horas.
Sirva decorado com crocantes de avelãs, ou amêndoas torradas.